segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Etimologia da Palavra "Ética"

    Na aula de hoje foi solicitado que escolhessemos uma forma de publicação do porfólio, e que este fosse personalizado, ou seja, que poderíamos fazê-lo da forma que considerássemos melhor, e que ele fosse a síntese da nossa relação com o conteúdo que será abordado na disciplina, ou da compreensão de ética e de valores éticos que nós temos.
   A primeira vista, a imagem do interior de uma casa que serve como fundo deste blog  pouco tem a ver com o que trabalharemos ou com conteúdo da ética. Nada poderia ser mais falso. Basta dar uma olhadinha na história e compreender a etimologia da palavra "ética".
    Até o século VI a.C., a palavra "ethos" em grego significava morada do humano, no sentido de caráter ou modo de vida habitual, ou seja, o nosso lugar. Ethos é aquilo que nos abriga, aquilo que nos dá identidade, aquilo que nos torna o que somos. Porque a sua casa é o modo como você é, onde está a sua marca.
    Portanto, para indicar e reafirmar que neste blog estarão os meus sentimentos, minhas impressões, meus aprendizados e críticas em relação a esta disciplina e ao conteúdo de Ética aplicado à profissão que escolhi, nada mais próprio do que a imagem do interior de uma casa. Afinal, nestas páginas virtuais estará um pouco do meu próprio interior.

P.S.: Peço desculpas à professora, mas na versão impressa não é possível manter a imagem de fundo do blog. Para visualizá-la é necessário acessar o blog: eticaprofissionalemss.blogspot.com Obrigada!
     
    As informações para esta postagem foram extraídas do site: http://www.apropucsp.org.br/revista/r27_r15.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário