segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Moral X Ética

    Iniciamos a aula de hoje com um questionamento que para mim é para lá de conhecido: a diferença entre moral e ética. Pra mim, após ter cursado a disciplina de Epistemologia nas férias de verão de 2009, depois no segundo semestre daquele ano a disciplina de Ética com o professor Vanderlei Carbonara (ótimo professor, por sinal), e desde então sendo sua monitora da modalidade semi-presencial desta mesma disciplina (ou seja, estou revendo ela pela quarta vez e verei mais uma até o fim do semestre), foi fácil escrever uma definição para estes dois temas:
Diferença entre moral e ética:
MORAL: Costumes de determinada cultura; norma aceita pela sociedade ou pela instituição como ideal ou padrão.
ÉTICA: Reflexão a respeito da moral e dos costumes, dos códigos de conduta e da cultura. Não mostra um caminho único e definitivo, mas trabalha com questionamentos e com a base lógica para a tomada de decisões responsáveis e consequentes.
    Acredito que com o passar da disciplina, aprenderei muito, pois é incrível o que acontece com o conhecimento: quanto mais lemos, estudamos, ou ouvimos sobre um assunto, mais temos a convicção de que o conhecimento que temos é insuficiente e falho, mais necessidade temos de pesquisar, e mais questionamentos surgem em nossa mente. Principalmente quando falamos de algo tão complexo e muitas vezes ignorado quando a ética em nossa sociedade atual!
    Além desta primeira conceituação, trabalhamos em sala de aula com algumas reportagens, com temáticas atuais e de imensa importância para todo cidadão e mais ainda para quem faz parte de uma categoria como a nossa, que intervêm na realidade e tem portando a obrigação de conhecê-la..

Nenhum comentário:

Postar um comentário